A matemática é assim ...

"Sempre me pareceu estranho que todos aqueles que estudam
seriamente esta ciência acabam tomados de uma espécie de paixão pela mesma. Em verdade, o que proporciona o máximo prazer não é o conhecimento e sim a aprendizagem, não e a posse mas a aquisição, não e a presença, mas o ato de atingir a meta". (GAUSS, CARL FRIEDERICH)

quarta-feira, 6 de junho de 2012

JOGO DAS EQUAÇÕES

Caros professores, pesquisando alguns jogos para minha aula de Equação, encontrei o jogo das equações no blog UNIVERSO DOS NÚMEROS. Achei muito legal e estou compartilhando com vocês.
 
Vou postar hoje o modelo de um jogo bastante simples mais que desenvolve o cálculo e o raciocínio, e pode ser adaptado para diferentes conteúdos. Aqui posto o exemplo que construí com as Equações do 1º grau, mas poderi ser do 2º grau, ou sistemas de equações, frações, decimais, porcentagem, polinômios...enfim, o conteúdo você escolhe.
O jogo funciona assim: Contruir uma quadrado de 40 centímetros, e dividir em 4 quadrados de 10 centímetros. Traçar suas diagonais dos dois lados, dividindo cada quadrado em 4 triângulos. Agora é só decidir o conteúdo e completar a "tabela". O objetivo é colocar a operação em uma parte do triângulo e no triângulo correspondente sua resposta.Depois de todo o tabuleiro preenchido, é hora de recortar. Com as peças soltas os alunos, que poderão estar em duplas ou trios, quem sabe competindo entre a turma toda, devem resolver as equações, encontrar seu resultado no quebra cabeça e "remontar" o grande quadrado. Ganha quem finalizar primeiro.
 

2 comentários:

  1. boa tarde eu sou professora de uma aluna com deficiencia com paralisia cerebral no braço direito e connitivo leve afetado ela esta no 9 ano e a professora de matematica não esta nem ai com aluna em fazer material adapatdo para ela ela esta nas formulas de baskara pode me ajudar em fazer um material adaptado mkeu mail e jaqueline_trindade@hotmail.com

    ResponderExcluir